segunda-feira, 18 de abril de 2011

Divulgação do Livro: Intervenciones con niños en contextos de precarización simbólica y en situaciones de riesgo social

A Professora Cecilia Satriano, Profa. Associada e Pesquisadora de Carreira da Universidad Nacional de Rosario, Argentina, ministrou a palestra: Crianças em Contextos de Precarização Simbólica: reflexões psicológicas" no dia 13/04/2011 e ministrou aula no curso "O uso da narrativa como estimulação simbólica e metacognitiva junto a crianças em contextos de precarização simbólica e/ou risco social", no dia 15/04. A referida professora coordena este curso em conjunto com a Profa. Valéria Marques, do Departamento de Psicologia, do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Atendendo a pedidos, segue abaixo o resumo do livro da Profa. Cecilia, intitulado " Intervenciones con niños en contextos de precarización simbólica y en situaciones de riesgo social". estão disponíveis algumas unidades deste livro que pode ser adquirido pelo valor de R$30,00 (trinta reais) através do contato com a profa. Valéria Marques - valeriamarques@ufrrj.br.

Resumo: O livro é centrado no estudo da constituição psíquica de nas crianças em contextos da precarização simbólica ou risco social. Considera-se que as situações de privação social em que vivem algumas crianças produz uma precariedade nos investimentos libidinais, com consequencias na constituiçao egóica e na percepção de si.  Temas como infância, lugar da criança, função parental, atividade representativa são desenvolvidos ao longo do livro. As falhas na constituição psíquica destas crianças colocam seu desenvolvimento pessoalem risco potencial. São apresentados os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Rosario/Argentina. É imperioso o desenvolvimento técnico metodológico e a formação de recursos humanos nesta temática. Existem intervenções de promoção de saúde primária que podem colaborar no desenvolvimento integral do sujeito.